Notícias

Avaliar corretamente o preço do imóvel é decisivo para garantir a liquidez no mercado

Postada em 07/03/2019 às 01:33:42
Avaliar corretamente o preço do imóvel é decisivo para garantir a liquidez no mercado
Avaliação correta converte venda

A precificação adequada de um imóvel é essencial para uma boa oportunidade de negócio. É claro que quanto maior for o valor de venda, maior será o lucro, porém, o preço deve ser atrativo para o comprador, para que não haja dificuldades para a venda. Na hora de vender ou alugar, a pesquisa e a escolha correta são fundamentais. "De maneira simplista, um dos maiores desafios é precificar conforme o mercado aceite. Em outras palavras, nesses casos, o mercado é soberano", afirma Leirson Cunha, vice-presidente das Corretoras de Imóveis da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG).

Existem várias metodologias, inclusive científicas, que podem e, muitas vezes, são aplicadas na precificação imobiliária. "Há muitos softwares que já consideram inúmeras variáveis para se chegar a um preço mais justo", explica. Ele dá o exemplo do Data Secovi, instituto de pesquisas da CMI-Secovi/MG, que oferece informações precisas de transações imobiliárias que ocorreram na cidade. "Esse é um fato concreto, sem especulação, o que proporciona aos profissionais que utilizam essa fonte de dados muito mais assertividade para fazer a avaliação."

Na hora de avaliar um imóvel para determinar o valor correto para a venda, é preciso salientar que o proprietário deve estar aberto para o profissional selecionado para avaliação. Vinícius Araújo, vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), conta que muitos donos criam expectativas de valores altos para sua casa e se frustram com o valor real. "Num contexto mercadológico, os proprietários sempre têm uma expectativa de valor maior e muitas vezes essa variação é aquém do esperado. E quando os valores são colocados de maneira errada isso pode inflacionar o mercado", considera. Araújo destaca que o mercado imobiliário tende a muitas oscilações e que é preciso sempre estar atento ao profissional que é contratado.

 

Fonte: postado em 03/03/2019 07:00 José Alberto Rodrigues /Estado de Minas

Compartilhar:

Outras notícias

Bem vindo(a), logo responderemos
Me Chame no WhatsApp